Autoconfiança

Fazia um tempinho que não precisava me aventurar pelo mundo dos exames na escola (mais precisamente, quase três anos). Porém, Análise de Algoritmos I quebrou este hiato. Logo que descobri que não escapara do inescapável exame, indaguei o professor sobre a possibilidade de um atendimento para tirarmos dúvidas antes da prova fatal (que, no momento em que escrevo isto, não fiz ainda). Falando no professor, ele é um distinto senhor (temido) conhecido por Rezende.
Pois bem, fui ontem no tal atendimento e lhe mostrei um algoritmo que tentei bolar. Depois de me fazer uma copiosa chuva de questões, às quais mal e mal respondi titubeante, ele virou e me disse: “Você, no fundo, quer que eu diga se isto que você fez está certo ou não” (ah não, como ele descobriu!?) E não parou por aí, continuou: “Você tem problemas de autoconfiança, precisa acreditar mais em si mesmo e no que faz” (caramba! como ele descobriu isso também!? Talvez ser professor exija mais habilidades do que supunha).
O fato é que ele estava absolutamente certo. E a falta de autoconfiança não me atinge somente nos algoritmos, mas na vida.
Todavia, como ser autoconfiante sem correr o risco de ser soberbo ou pretensioso? Eis questão.

Tags:

4 Responses to “Autoconfiança”

  1. Victor Says:

    Rezende tem momentos de sabedoria muito mais profunda do que parece, à primeira vista. É só saber ouvir (:

  2. vitorrcastro Says:

    Na minha opinião não tem como não correr esse risco pra conseguir um pouco de autoconfiança, mas… fazer o quê? Arrisca-se, né =p

  3. Alexandre Says:

    Interessante o post. Bem, creio que auto-confiança é importante, entretanto, se se está aprendendo e não se tem certeza de algo, mais importante é ter humildade para perguntar. Claro que varia de uma situação para outra. Imagino que tenhas passado no exame hehe

Leave a Reply

