Ayrton Senna do Brasil!!!

Senna em Monza, Itália, 1992

Senna em Monza, Itália, 1992

Há 15 anos, perdemos um herói nacional (tá bom, tem gente que discorda, mas já que este blogue reflete a minha opinião…): Ayrton Senna da Silva, [talvez] mais conhecido como Ayrton Senna do Brasil! Bom, na verdade, estou um “pouquinho” atrasado, já que se completou 15 anos de seu falecimento no dia 01 de maio deste ano. Mesmo assim, vale a pena sempre relembrar este grande brasileiro. Até porque tenho uma admiração gigante por ele.
Certa vez, li em algum lugar (de que não me recordo) que Ayrton Senna representava muito mais do que um brasileiro vencedor, representava um Brasil vencedor! Um Brasil que luta, esforça-se e chega lá, honestamente. Pensando nisso, concordo com esta proposição. De alguma forma, ele se destacou deveras, até mesmo de outros grandes campeões como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Bom, os motivos de seu sucesso são diversos, mas gostaria de relembrar dois momentos raros (não se vê mais hoje em dia). O primeiro é o Grande Prêmio (GP) da Grã-Bretanha (Inglaterra) de 1991, em que Senna sofre uma “pane seca” na última volta e pega carona com o vencedor Nigel Mansell (correndo em “casa”):


O segundo é o GP da Bélgica de 1992, em que o francês Érik Comas sofre um acidente durante os treinos e Senna pára seu carro para ajudar o colega. O piloto brasileiro desliga o motor do carro acidentado e segura a cabeça de Comas numa posição estável até a chegada da equipe médica, salvando a vida do francês:


Ayrton Senna ganhou três campeonatos de Fórmula 1: 1988, 1990 e 1991, todos correndo pela McLaren-Honda. Aliás, Senna construiu um relacionamento muito forte com a Honda. Segundo o francês Alain Prost (um dos maiores rivais de Senna, se não o maior), a Honda o considerava mais para o computador, enquanto Senna era mais para o samurai. De fato, Ayrton angariou o carinho dos japoneses, atingindo lá um estado quase mítico.
No vídeo abaixo, você vê um resumo dos carros pilotados por Senna:


Mesmo a Fórmula 1 (categoria máxima do automobilismo) sendo de origem européia, a maior parte do mundo considera Ayrton Senna como o melhor piloto de todos os tempos! É muito raro o Brasil ser reconhecido como melhor em qualquer coisa (é claro que não me esqueci do futebol), mas Senna é aclamado mundialmente, e isso nos orgulha muito, com certeza! Certa vez, li num fórum internacional: “God needed to learn how to drive a car, that’s why He took Senna away!” (Deus precisou aprender a dirigir, por isso Ele levou Senna), tal frase me deixou sinceramente emocionado. Grande piloto e grande pessoa. Além disso, ao contrário de muitos, não tinha vergonha de ser brasileiro, muito pelo contrário, sempre tentou levar uma imagem positiva do país e brandia nossa bandeira!
Hoje em dia, os institutos e fundações de assistência social “pipocam”, porém há 15 anos não era bem assim. Ayrton Senna queria fazer mais pelo Brasil, principalmente pelas pessoas desfavorecidas, daí nasceu o Instituto Ayrton Senna, presidido por sua irmã, Viviane Senna e que até hoje ajuda várias crianças brasileiras num aspecto importantíssimo: a educação.
Com certeza, faz-nos muita falta este vencedor. Fique com Deus, Ayrton Senna do Brasil!!!

Tags:

One Response to “Ayrton Senna do Brasil!!!”

  1. Alexandre Says:

    Postagem emocionante, amigo! Dá muita saudade das corridas com nosso saudoso Ayton, cuja morte, creio que não somente pra mim, apagou o brilho das corridas de F1 e fez que eu visse meu pai chorar — a única vez. Parabéns e um grande abraço!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: